A consulta ao cardiologista, que é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do coração, devem ser feitas sempre surgem sintomas como dor no peito ou cansaço constante, por exemplo, já que são sinais que podem indicar alterações no coração.
Geralmente, quando a pessoa tem alguma doença cardíaca diagnosticada, como insuficiência cardíaca, por exemplo, é recomendado que vá ao médico a cada 6 meses ou conforme orientação, para que sejam feitos exames e o tratamento ajustado, caso haja necessidade.
É importante que os homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 50 que não apresentam história de problemas no coração façam consultas anuais ao cardiologista. No entanto, no caso de história de problemas cardíacos na família, homens e mulheres a partir dos 30 e 40 anos, respectivamente, devem ir ao cardiologista periodicamente.
Ter fatores de risco significa ter maior chance de ter problemas de coração e, alguns dos fatores incluem ter peso em excesso, ser fumante, ser sedentário ou ter o colesterol elevado e, quanto mais fatores tiver maior é o risco.
É importante ficar atento aos sintomas que possam indicar problemas no coração, devendo ir ao cardiologista assim que surgirem. Caso desconfie de problemas no coração, faça o seguinte teste de sintomas:
Caso a pessoa tenha algum destes sintomas, é recomendado que vá ao cardiologista imediatamente, pois pode indicar a presença de alguma doença do coração, devendo ser rapidamente tratada para não colocar a vida em risco.
Para detectar as doenças cardiovasculares mais comuns, como arritmia, insuficiência cardíaca e infarto, por exemplo, é importante ir ao cardiologista assim que surgirem os primeiros sintomas ou pelo menos 1 vez ao ano.
A arritmia é uma situação caracterizada pelo batimento irregular do coração, ou seja, o coração pode bater mais lento ou mais rápido que o normal e que pode ou não alterar o desempenho e função do coração, colocando a vida da pessoa em risco.
No caso da insuficiência cardíaca, o coração possui dificuldades para bombear corretamente o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço excessivo e inchaço nas pernas ao final do dia.
O infarto, também conhecido com ataque cardíaco, que é uma das doenças cardiovasculares mais comuns, é caracterizado pela morte de células de uma parte do coração normalmente devido à falta de sangue nesse órgão.
Atenção: As informações relacionadas nesse site, estão atualizadas até a presente data do seu lançamento, podendo a qualquer momento, sofrer alterações, inclusões e exclusões de qualquer especialidade, sem aviso prévio. Qualquer alteração visará exclusivamente a manutenção ou melhoria de qualidade de nossa clínica, portanto sugerimos a confirmação conosco.