Ginecologia

A ginecologia é a especialidade da medicina dedicada aos cuidados do aparelho genital feminino. Os ginecologistas são portanto os especialistas que tratam de todas as questões relacionadas com o útero, a vagina e os ovários.

É indicado ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano para realizar exames de diagnóstico, como papanicolau, que ajuda a identificar precocemente alterações no útero que quando não são tratadas corretamente podem levar ao surgimento de câncer.

Além disso, também é importante ir ao ginecologista para identificar doenças sexualmente transmissíveis ou fazer um ecografia ginecológica para avaliar uma gravidez.

Além disso, alguns dos sinais que indicam que a mulher deve ir no ginecologista incluem:

Atenção: As informações relacionadas nesse site, estão atualizadas até a presente data do seu lançamento, podendo a qualquer momento, sofrer alterações, inclusões e exclusões de qualquer especialidade, sem aviso prévio. Qualquer alteração visará exclusivamente a manutenção ou melhoria de qualidade de nossa clínica, portanto sugerimos a confirmação conosco.

Sinais que indicam que a mulher deve ir no ginecologista
Menstruação atrasada

Quando a menstruação está atrasada pelo menos 2 meses e o teste de gravidez de farmácia deu negativo é necessário ir no ginecologista, pois o atraso da menstruação pode ocorrer quando a mulher desenvolve problemas no aparelho reprodutor, como ter ovários policísticos ou endometriose ou devido ao mau funcionamento da tiroide.
No entanto, o ciclo também pode ficar alterado quando a mulher deixa de usar o anticoncepcional, como a pilula, muda de anticoncepcional ou quando está muito estressada durante vários dias.

Corrimento amarelo ou com mau cheiro

Ter corrimento amarelo, esverdeado ou com cheiro forte são sinais de infecção.
Nestes casos, geralmente, o ginecologista faz um exame, como papanicolau ou ecografia ginecológica, para analisar o útero e fazer o diagnóstico correto.

Sangramento fora da menstruação

Normalmente, o sangramento fora do período menstrual, não indica nenhum problema de saúde grave e é comum depois de um exame ginecológico, como papanicolau. Além disso, também pode acontecer durante os primeiros 2 meses, caso da mulher mude o método anticoncepcional.
Além disso, pode indicar a presença de pólipos no útero ou pode indicar gravidez, no caso de ocorrer 2 a 3 dias depois do contato intimo e, por isso, é necessário ir no ginecologista.

Dor ao urinar

A dor ao urinar é um dos principais sinais de infecção urinária e causa outros sintomas como urina turva, aumento da frequência em urinar ou dor no abdômen.