Gravidez é um estado de graça! É assim que a maioria das mulheres compreende este período especial da vida. Assim, todas as situações normais de uma gestação, como enjoo, aumento de peso, dor nas pernas e nas costas são superadas com tranquilidade e bom humor. Nesta fase, onde aprender a conviver com as mudanças do corpo é fundamental para a saúde da mãe e do bebê, uma grande aliada pode fazer toda a diferença: a fisioterapia.
As transformações psicológicas, físicas e emocionais da gestação aliadas às oscilações hormonais, modificam o funcionamento do sistema circulatório, respiratório, urológico, digestivo e musculoesquelético, podendo causar limitações, desconforto, cansaço e dores nas gestantes. Com papel fundamental no processo de adaptação, a fisioterapia previne disfunções, ameniza dores e promove saúde e bem-estar às grávidas.
Em seguida algumas indicações:
O acompanhamento adequado no pré e pós-parto, com exercícios específicos, alongamentos e drenagem linfática, proporciona mais qualidade de vida para a mãe.
É interessante que se inicie a partir do segundo semestre de gestação, considerando a individualidade de cada mulher e tendo acompanhamento médico.