Como perceber atrasos na fala da criança?
  • 19 de nov de 2018
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  • Postado por Dvulg Soluções

Como perceber atrasos na fala da criança?

O desenvolvimento da fala passa por três estágios básicos. Se a criança estiver com dificuldades, os pais devem procurar ajuda.

Já aconteceu de você procurar uma palavra para explicar alguma coisa e não encontrar essa palavra? Será que pode ser sinal de alguma doença? E as crianças começam a falar com quantos anos? Por que esquecemos as palavras? Os especialistas explicam que às vezes pensamos em uma coisa, mas não conseguimos lembrar a palavra associada a ela. Isso não é um problema. Você deve se preocupar e procurar um médico se o esquecimento for muito frequente. Estresse e cansaço podem colaborar para esse ‘branco’ na mente.

As crianças e o desenvolvimento da fala, passam por três estágios básicos: a lalação, que ocorre entre três e quatro meses e se caracteriza pela emissão de sons; o balbucio, que ocorre entre sete e oito meses, e é formado pela emissão das primeiras sílabas; e a emissão das primeiras palavras completas e evolução do vocabulário, que começa a partir do primeiro ano até cinco ou seis anos.

Se o filho está com dificuldade para desenvolver a fala, os pais devem procurar ajuda de um fonoaudiólogo. Algumas crianças precisam aprender até os movimentos básicos da fala. Os exercícios são sempre lúdicos. A criança precisa de atenção. Falar com ela ajuda a desenvolver a fala. Nada de deixa-la sozinha com o tablete em jogos educativos e achar que isso vai desenvolver a fala!

Gagueira

A gagueira é um distúrbio da fala e acomete crianças entre dois e três anos de idade. Entre 70% e 80% dos casos ela vai embora sozinha, sem tratamento. Se a gagueira aparecer após o período de desenvolvimento da fala pode ser alguma condição neurológica que precisa atenção.

A gagueira pode ser hereditária (em 80% dos casos) ou por lesão neurológica (20% dos casos). Em casos persistentes, ela deixa de ser fisiológica e passa a ser caracterizada como patológica. Outros sintomas acabam se somando, como a dificuldade na produção dos sons, hesitação, repetição de fonemas ou sons. Como estratégia, o gago pode preferir substituir palavras que são mais difíceis para ele.

Troca de letras, exercícios, hora de tirar a chupeta…

A fonoaudióloga explica que a chupeta, a mamadeira, chupar o dedo podem sim prejudicar a fala da criança. Esses hábitos podem alterar a musculatura da boca. Também fala que é importante utilizar as atividades da rotina para exercitar a fala da criança. No banho, na hora de comer, sempre dialogue, comente sobre os objetos, situações do dia a dia. Lembre-se que a troca é importante e inclua sempre a criança nas atividades e conversas. Antes de começar a falar, a criança observa e ouve os sons emitidos pelas pessoas. É importante sempre conversar com a criança para estimular a fala. A troca de letras deve ser resolvida até três anos e meio.

Fonte: G1

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